segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Bentley - EXP 10 Speed 6 Concept - Verde







O Bentley EXP 10 Speed 6 foi uma verdadeira surpresa de salão, acontecimento raro nos tempos que vivemos. A marca do B alado revela com o Bentley EXP 10 Speed 6 um hipotético sports car, servindo igualmente de manifesto visual para a próxima geração de modelos.

Se há dois anos, neste mesmo salão, o também concept Bentley EXP 9 F chocava adultos e assustava criancinhas, antecipando o futuro SUV da marca, a Bentley encontra a redenção com o bem mais apelativo e excitante Bentley EXP 10 Speed 6, um concept que revela a interpretação muito própria da marca sobre o tema do sports car. O EXP 10 Speed 6 assume-se como um coupé de motor dianteiro e apenas dois lugares. São evidentes as dimensões mais contidas relativamente ao Continental GT e as proporções são a de um puro Grand Touring.

Podemos observar um perfil que encaixa perfeitamente nos cânones estabelecidos para este tipo de automóveis, como o Mercedes-AMG GT, o Aston Martin Vantage ou até o Jaguar F-Type. As dimensões compactas, as rodas de generosas dimensões e as superfícies expressivamente esculpidas resultam num conjunto estruturado e de porte atlético, como deve ser num verdadeiro desportivo.

Mas o Bentley EXP 10 Speed 6 é e será sempre em primeiro lugar um Bentley e não poderá haver dúvidas disso. Assim, o mote para o design foi o de desenvolver interpretações contemporâneas de elementos de estilo típicos da Bentley, resultando numa fusão entre as mais modernas tecnologias e as técnicas artesanais progressivas que tanto são apreciadas na marca.

Nada parece ter permanecido imutável no Bentley EXP 10 Speed 6. Desde a icónica grelha matrix da Bentley às óticas, até ao clássico tom British Racing Green – aprofundado, enriquecido e mais metálico. Novas tecnologias, como a impressão 3D permitiram abrir possibilidades criativas e de execução no preenchimento da grelha – o “6” na grelha, por exemplo, só é visível de alguns ângulos -, escapes, manípulos das portas e saídas de ar laterais.

Apesar da aprovação geral, a análise mais pormenorizada e isolada de alguns desses elementos tem causado pontos de discórdia nos mais variados observadores. Quanto à execução e apresentação é que não há espaço para controvérsia. É um concept de salão, mas a qualidade é irrepreensível. Ainda mais em evidência quando acedemos ao interior, onde todos os superlativos são justificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Populares

Pesquisar

Último Cadastrado

O sedã de quase 5 metros é oferecido na versão 55 TFSI, seguindo o novo padrão de nomenclaturas da Audi. Ela traz motor V6 d...